Cemig investe R$ 8,5 milhões em nova subestação no Sul de Minas

Empreendimento acrescentará, inicialmente, 15MVA de potência ao sistema elétrico e vai aumentar a disponibilidade de energia na região

A Cemig (MG) entregou uma nova subestação de energia no município de São Bento Abade, no sul de Minas Gerais. Com investimento de R$ 8,5 milhões, a instalação beneficiará toda a população do município, além de reforçar a alimentação de energia para as cidades de Carmo da Cachoeira, Luminárias e São Thomé das Letras.

O empreendimento acrescentará, inicialmente, 15MVA de potência ao sistema elétrico. Além da forte vocação agrícola para produção cafeeira, é de exploração minerária, turística e tem um grande aumento de consumo de energia durante as temporadas de colheita e de férias.

“Além de proporcionar melhoria da qualidade de fornecimento de energia, a nova subestação vai aumentar a disponibilidade de energia para atender a novas cargas, o que auxiliará o desenvolvimento econômico e social da região, com possibilidade de atrair novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais empregos à população”, disse Segundo Bruno Ferrarezi, engenheiro líder regional da Cemig.

As operações da subestação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Cemig, que é digitalizada, a subestação possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão.