Eletron Energy adota SAP Business One

Dentre os principais motivos que levaram a empresa a optar pela solução foram as dificuldades relacionadas aos controles internos e a estruturação para suportar a evolução do negócio

A Eletron Energy, empresa especializada em soluções de energia, adotou o SAP Business One HANA cloud. O prazo de implantação, planejamento, configurações e entrada em produção foi de cinco meses e realizado com a ALFA Sistemas – parceiro Gold SAP.

Focada em três linhas de atuação, gestão, comercialização e geração de energia direcionada para livre distribuição, a Eletron Energy proporciona eficiência e previsibilidade aos negócios, sempre com transparência e ética. Tem sede no Recife, filiais em São Paulo, Belém, Maceió e Manaus e integra o Grupo Eletron Energy, formado por outras 29 empresas. Para a companhia, considerada hoje referência nas regiões Norte e Nordeste, o SAP Business One representa sua preparação para os desafios de expansão e crescimento futuros.

Dentre os principais motivos que levaram a Eletron Energy a optar pelo SAP Business One foram as dificuldades relacionadas aos controles internos e a estruturação para suportar a evolução do negócio. Como pretende manter o crescimento de dois dígitos nos próximos anos, a escolha foi pelo sistema ERP da SAP, que possui tecnologias inteligentes integradas, incluindo IA, machine learning, além das funções analíticas que transformam processos de negócios com automação inteligente.

Executado no SAP HANA – banco de dados in memory, o sistema é líder de mercado e oferece velocidades de processamento em tempo real, além do modelo de dados radicalmente simplificado. O SAP HANA lidera mundialmente o segmento e tem alta relevância e visibilidade no setor de energia.

Para Wilson Souza, controller do Grupo Elétron Energy, o SAP Business One aprimorou o controle dos processos, eliminou a redundância de atividades e, por ser um sistema integrado, o fornecimento de informações está muito mais confiável para a tomada de decisões.

O SAP Business One é fornecido em nuvem e pode ser acessado via equipamentos móveis, como os smartphones. Para a Eletron Energy os benefícios são totalmente perceptíveis. As bases estão mais estruturadas e o desempenho mais fortalecido. Consequentemente, há redução de trabalho manual, eliminação de erros e diminuição de custos operacionais. A integração do SAP Business One com o Thunders – Software de gestão de comercialização de energia (trading) – é outro ponto relevante, já que suporta com tranquilidade as necessidades de compliance e segurança adequados ao crescimento exponencial de uma empresa como a Eletron Energy.

A escolha do parceiro para a implementação do SAP Business One também foi fundamental nesta fase da companhia. A ALFA Sistemas, no mercado há 18 anos, atuou lado a lado em todo o período da implementação e segue com o suporte e atendimento de novas demandas. Tem hoje ampla experiência no ramo de energia e mais de 500 projetos em seu portfolio, implantados em vários estados do Brasil. Dentre os clientes atendidos estão Boven Energia, Nova Energia, BBCE, Matrix Energia, Esfera Energia, 2W Energia, James Delivery, STIX, Cheftime entre outras.

Segundo Alexandro Dias, CEO da ALFA Sistemas, atuar com um grande grupo como a Elétron Energy solidifica ainda mais a posição da ALFA como um parceiro especializado para o segmento. “O setor elétrico encontra-se em expansão e demanda soluções em gestão empresarial, capazes de suportar e permitir a expansão das operações. Diante disso, a ALFA é plenamente preparada e capacitada para atuar em todas as frentes do setor energético.”

Para João Santos, CFO do Grupo Elétron Energy o SAP Business One e a ALFA foram primordiais na execução deste primeiro grande passo em direção à transformação digital da companhia. Estamos diante de uma grande revolução no setor, cujo objetivo é transformar a forma como indivíduos e empresas contratam energia. Naturalmente, para isso, precisamos nos posicionar na vanguarda da inovação e digitalização.

Para Daniel Cabrera, diretor da divisão de Business One na SAP Brasil, o projeto com a Eletron Energy demonstra o potencial e a aderência do ERP Inteligente de maneira simples, rápida, segura e escalável para que, independente do tamanho ou segmento de atuação, as companhias profissionalizem suas operações.

A estratégia do aumento de investimento na verticalização do SAP Business One por indústria nos últimos três anos tem proporcionado a simplificação da digitalização dos processos, cujo foco é endereçar os desafios de negócios com inovação, aumento de produtividade, qualidade no atendimento e valor competitivo da solução no mercado brasileiro. Esse movimento já resultou no aumento exponencial da base de clientes, tornando a unidade de negócio referência global para empresas em crescimento. O setor de energia está entre os mercados com maior crescimento e aumento do nível de digitalização, afirma o executivo.

A primeira etapa do projeto contemplou, além da implementação de todo o BackOffice nas empresas do grupo, a automação do processo de faturamento (boletos) da área de comercialização de energia (integração com o Thunders) e a plataforma de gestão de contratos utilizado atualmente pelo pool da Elétron Energy. Esta etapa foi fundamental para padronizar o fluxo completo, minimizando a serviços manuais, agilizando e ampliando a segurança nas atividades de faturamento e mantendo a empresa preparada para sua fase de crescimento.

A segunda fase do projeto já está em andamento e corresponde à inserção das análises gerenciais, dashboards e fluxo de caixa gráfico para auxiliar a alta gestão nas tomadas de decisões baseadas em fatos.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)