INB conclui entrega da 17ª recarga de Angra 2

Ação compreendeu onze transportes e 44 elementos combustíveis para a Eletronuclear

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) finalizaram na última sexta-feira, 9 de julho, a entrega da 17ª Recarga para a central nuclear de Angra 2, após superar as restrições orçamentárias com apoio do Ministério de Minas e Energia. Ao todo foram realizados onze transportes e entregues 44 elementos combustíveis para a Eletronuclear.

Os comboios partiram da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende (RJ), com destino à Angra dos Reis (RJ), sendo acompanhados por diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Cabe à INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e a coordenação do transporte.

O processo envolve a substituição de elementos combustíveis descarregados por novos, estruturas metálicas com até cinco metros de altura, formadas por um conjunto de tubos que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A etapa após a produção é o transporte até as usinas.

Próximas recargas – De acordo com a INB, a produção para a 27ª Recarga da central Angra 1 será iniciada em outubro, com previsão de entrega para junho de 2022. Também está prevista para o próximo ano a 18ª Recarga de Angra 2, que já está sendo adiantada.