GE fecha contrato com a Chesf

Companhia realizará o retrofit de seis subestações para a subsidiária da Eletrobras

A GE fechou contrato para serviços de modernização de subestações da Chesf. O acordo foi assinado com a divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy e é o maior já acertado pela divisão de serviços para esse tipo de trabalho na América Latina. A companhia realizará o retrofit para seis subestações da Chesf localizadas nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, no nordeste do Brasil. No escopo está a substituição de cerca de 250 disjuntores e seccionadores, em operação há mais de 45 anos.

De acordo com o comunicado da empresa, os engenheiros de campo da GE serão responsáveis por oferecer uma estratégia para avaliação da condição dos ativos de alta tensão da Chesf, bem como pelo planejamento e priorização do processo de retrofit para propor a solução mais adequada sob os aspectos de custo e tempo.

Por sua vez, a Chesf afirma que a troca desses equipamentos de níveis de tensão de 69 kV, 230 kV e 500 kV proporcionará mais confiabilidade ao sistema de transmissão da companhia, contribuindo para melhorar a qualidade e o acesso ao fornecimento de energia elétrica.

O negócio fechado no primeiro trimestre de 2021, por meio de uma licitação pública, reforça o compromisso da divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy em oferecer as melhores condições à Chesf. Além da substituição de equipamentos, a GE oferecerá treinamento aos técnicos da subsidiária da Eletrobras fornecendo kits de peças de reposição para cada tipo de equipamento. Todo o processo de retrofit, incluindo atividades adicionais, está previsto para ser concluído em 2025.