Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Concremat desenvolveu uma solução tecnológica para empreendimentos de transmissão que permite a geração contínua de dados sobre o avanço do projeto e o acesso praticamente em tempo real de todos os envolvidos. A ferramenta une a visualização espacial do GIS (Georreference Information System) ao BIM (Building Information Modeling). A criação da solução veio da necessidade da digitalização dos processos e das obras que a empresa tinha no caso das LTs. O benefício no ganho de tempo chegou a 95% para a consolidação de informações sobre o progresso das frentes da obra. “Hoje temos uma tecnologia apta a atender qualquer cliente de linha de transmissão”, revela Diogo Enoque, gerente de inovação em sistemas de engenharia da Concremat.

Como na transmissão as obras são muito extensas, o acesso às informações ficava complicado, já que as obras são complexas e extensas, o que deixava os dados pulverizados e sem um local de acesso unificado. Na época, segundo Leonardo Factori, arquiteto responsável pelo projeto, a Concremat chegou a procurar por sistemas e softwares no mercado, mas não havia nada parecido à venda. “Decidimos desenhar o sistema, o fluxo e desenvolver com a equipe interna, foi assim que aconteceu”, relata. Segundo ele, a união do GIS com o BIM possibilitou integrar o traçado de obras com informações importantes, permitindo a visualização total do projeto e do status dos trechos.

A nova ferramenta está sendo usada no projeto Mantiqueira, da Quantum, de mais de 800 quilômetros de extensão e cada trecho com 45 km e 500 torres em média. Naturalmente, linhas de transmissão possuem muitas informações espalhadas, um problema comum em projetos desse tipo, que acabam por prejudicar a visão do todo. A criação da solução foi iniciada em março de 2019 e demorou cerca de um ano para ser concluída. A ferramenta, feita apenas com recursos da Concremat, abrange informações de projeto e de status, que são definidos através de reportes ao planejamento sobre o cronograma. A solução verifica pontos como se a torre está localizada perto de um riacho ou de uma rodovia e até mesmo sobre a logística.

A adoção da ferramenta permitiu melhoria de 90% de tempo do ‘report’ até o cliente, para a tomada de decisão. O cruzamento de dados também auxilia na melhoria da tomada de decisão. “A qualidade e a precisão nos relatórios que vão para o investidor foram escolhidas como um grande feedback pelo cliente”, explica Enoque. O acesso facilitado aos dados proporcionou uma comunicação ideal entre a Epecista, a Concremat e o cliente.

Um dos destaques na criação da solução foi o envolvimento das partes. Houve uma grande parceria com a Quantum, que resultou na reflexão do que ela desejava na ferraamenta. “A gente desenhou a necessidade do cliente”, conta Enoque. A ferramenta desenvolvida pela Concremat também pode ser usada em trechos menores de LTs. A inserção e conversão de coordenadas geográficas foi um dos desafios técnicos, assim como a adequação do desenvolvimento do sistema às necessidades dos clientes.

A solução é inédita no mercado e também pode ser aplicada em segmentos com rodovias e testes estão sendo fetos para redes de água e esgoto.