A Powertis, empresa do grupo da Soltec Power Holdings, e Banco do Nordeste do Brasil firmaram contrato de financiamento no valor de R$ 520 milhões para implantação de novas usinas fotovoltaicas no País. O projeto, que recebe o nome de Graviola, fica no município de São João do Piauí (PI) e terá potência instalada de 375 MWp.

O financiamento contempla uma linha de crédito de 24 anos, ao custo anual de IPCA + 1,89% e foi assessorado pela Itaca Advisory. O CEO da Powertis, Pablo Otín, disse em nota que o mercado brasileiro apresenta grandes perspectivas de crescimento. “Uma prova disso é o recente marco em alcançar 8 GW de capacidade operativa instalada de energia fotovoltaica. Considero o Brasil um mercado prioritário para a Powertis no qual apostamos fortemente no seu compromisso e visão com a transição energética”.

O projeto Graviola deve gerar cerca de 1.200 postos de trabalho diretos na região na sua fase de implantação. A Powertis disse que vai manter seu compromisso de fomentar a contratação de trabalhadores das comunidades locais onde atua, de modo a impulsionar a economia, gerando benefícios para a sociedade e o meio ambiente na localidade dos projetos.

Ademais, a planta solar evitará a emissão de 52 mil toneladas de CO² na atmosfera anualmente, representando 1.820 bilhões de toneladas de CO² durante a sua vida útil, e será responsável pelo abastecimento de energia de cerca de 410 mil residências.

De acordo com Ulisses Castro, diretor da Itaca Advisory, este processo demonstra o engajamento do Banco do Nordeste em sua região de atuação, sobretudo em infraestrutura e energias limpas. “O BNB tem sido um grande apoiador das fontes renováveis no País, oferecendo financiamento com prazos e custos competitivos. Boa parte dos nossos clientes, como é o caso da Powertis, realiza e possui planos de investimentos na região Nordeste”, reafirma Castro, que desde 2014 presta serviços de assessoria financeira pela Itaca.

(Nota da Redação: Conteúdo Patrocinado produzido pela empresa)