A Neoenergia Distribuição Brasília está promovendo uma ação que permitirá que mais de 20 mil famílias do Morro da Cruz, em São Sebastião, possam regularizar o fornecimento de energia, saindo definitivamente da clandestinidade. A distribuidora iniciou na localidade as obras estruturantes que irão permitir aos consumidores terem acesso ao serviço de forma legal.
De acordo com a companhia, nessa primeira etapa será instalado a infraestrutura necessária para garantir a qualidade, confiabilidade e segurança na distribuição de energia. A previsão é que os primeiros 1.500 clientes tenham as ligações regulares efetuadas no próximo mês de agosto. A ação está alinhada com o Programa Energia Legal, do Governo do Distrito Federal (GDF).
A concessionária informou que uma rede de distribuição de energia está sendo construída para atender à nova demanda. Nesta primeira fase dos trabalhos estão sendo instalados 314 postes, 28 transformadores e 12,5 quilômetros de fiação de alta e baixa tensões. O projeto de extensão de rede está substituindo fiações desfasadas e regularizando ligações clandestinas, conferindo maior nível de segurança para a população local.
Os clientes regularizados podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam atender aos critérios estabelecidos pela Aneel. Atualmente, cerca de 27 mil famílias no Distrito Federal são classificadas como baixa renda e têm direito ao benefício. Após o processo de regularização, os clientes também serão beneficiados com ações do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. Os moradores do Morro da Cruz serão contemplados com distribuição de lâmpadas LEDs e substituição de refrigeradores antigos por novos.