Furnas reforça transmissão de Itaipu com 10 meses de antecipação

Companhia investiu R$ 18 milhões em um novo transformador de 350 MVA para a subestação Ibiúna (SP)

Com uma antecipação de 10 meses em relação ao prazo acordado com a Aneel, Furnas colocou em operação na última sexta-feira, 16 de julho, um novo Transformador Trifásico Reserva de 345/20kV e 350 MVA na subestação de Ibiúna (SP), numa obra orçada em R$ 18 milhões e que integra o sistema de transmissão em corrente contínua de Itaipu.

O reforço visa aumentar a confiabilidade das instalações existentes, permitindo a continuidade do funcionamento de todos os Compensadores Síncronos, com a disponibilização de uma unidade reserva aos transformadores que alimentam as máquinas. Também foi construída uma via de transferência para agilizar as manobras de substituição de equipamentos que podem chegar a 300 toneladas.

Para a substituição do transformador ainda foram necessárias obras civis para adequações no arruamento, drenagem e sistemas de aterramento e blindagem da subestação, construção de nova base para o equipamento reserva, além dos trabalhos para troca, que envolveram desmontagem, remoção e montagem, gerando cerca de 50 empregos diretos e 100 indiretos pelo período de um ano.