Enel SP investe R$ 10,6 milhões na ampliação da subestação Sumaré

Obra beneficiará cerca de 24 mil clientes em seis bairros da zona Oeste da capital paulista

A Enel Distribuição São Paulo começou as obras para ampliação da capacidade de fornecimento de energia da subestação Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo. O projeto receberá investimento de R$ 10,6 milhões e beneficiará cerca de 24 mil clientes em seis bairros da capital paulista. A previsão de conclusão das obras é março de 2022.

O objetivo da obra é ampliar a capacidade de fornecimento da subestação em 20 Megavolt Ampere (MVA). Os técnicos vão substituir três transformadores de 15/20 MVA por dois novos transformadores com 32/40 MVA, além da instalação de um sistema de proteção e controle digitais para operação remota da subestação pelo Centro de Operação da Distribuição da concessionária, em Barueri (SP).

“O projeto de ampliação e implementação de modernas tecnologias da subestação Sumaré contribuirão para a elevação da confiabilidade do sistema elétrico, além de acompanhar o crescimento do mercado consumidor na região, e está em linha com o processo de digitalização da rede elétrica da Enel Distribuição São Paulo”, disse em nota o responsável pela área de Infraestrutura e Redes da concessionária, Vincenzo Ruotolo.

O projeto permitirá ainda que a rede elétrica na região acompanhe o crescimento do mercado consumidor, fomentando o desenvolvimento socioeconômico na capital paulista. Com maior capacidade de distribuição de energia, os bairros estão aptos a receber novos prédios residenciais e estabelecimentos comerciais. O projeto também contempla a reconstrução de três quilômetros da rede de distribuição.