A Arteris e a Enel X acabam de concluir a instalação de uma usina solar de minigeração distribuída em Campos dos Goytacazes (RJ). O projeto instalado no km 123,7, na pista sul, da BR-101/RJ, vai gerar energia elétrica para o abastecimento de toda a praça de pedágio. A usina construída pela Enel X conta com 507 painéis solares e uma capacidade de 172,9 KWp. A energia fotovoltaica gerada permitirá o abastecimento total das instalações e faz parte dos pilares de sustentabilidade da companhia, com foco no melhor aproveitamento e gestão dos recursos ambientais, além da economia em energia elétrica.

De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, superintendente de tecnologia da Arteris, a usina solar representa o compromisso com o conceito ESG, ponderando, inclusive, a análise econômica. Segundo ele, ter energia limpa permite ampliar o cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis.

A Enel X vem ampliando o processo de transformação energética em todo o País, na busca por fontes alternativas e sistemas mais sustentáveis. A empresa conta com uma carteira de 92 projetos de geração distribuída já concluídos e com mais três em desenvolvimento. Para Leandro Abreu, responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil, a energia solar fotovoltaica vive um momento de crescimento nos últimos anos e, mesmo no cenário atual de pandemia, é possível enxergar o quanto a fonte renovável e competitiva tem se destacado no mercado.