As cinco distribuidoras da Neoenergia recuperaram, no primeiro semestre de 2021, 331 GWh, energia suficiente para abastecer cerca de 1,8 milhão de habitantes por um mês, população maior do que a de capitais como Recife (PE). Foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes.
As iniciativas fazem parte da estratégia das cinco distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN), Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF), onde o volume contabilizado de abril a junho já é três vezes maior do que em todo o ano de 2020.
As empresas da companhia realizaram, de janeiro a junho, 305 mil inspeções e, nessas ações, foram substituídos 219 mil medidores obsoletos ou com defeito. Com aparelhos mais modernos, as concessionárias reforçam o controle, evitando desvios. O volume de energia recuperada nas inspeções foi de mais de 227 GWh. Nas cinco distribuidoras, foram regularizados 57 mil clientes clandestinos, que não têm medidores de energia instalados. A iniciativa resultou na recuperação de 65 GWh. A ligação é feita de forma gratuita e os clientes podem fazer a solicitação diretamente às concessionárias.
Mais de 492 mil pontos do parque de iluminação pública foram mapeados e fiscalizados, o que gerou uma recuperação de 64 GWh. Um dos recursos utilizados pelas distribuidoras da Neoenergia para isso é a análise de dados, de forma automatizada, a partir de imagens de satélite, que são comparadas com as informações de cadastro. Os sistemas conseguem verificar se o número de postes e a localização deles equivale aos dados que estão catalogados na empresa.
Mais 10 GWh foram recuperadas em 118 ações realizadas com apoio policial. Esse trabalho é subsidiado pelos dados de balanço energético da rede, realizado através de informações de sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas.