Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica vai enviar até o próximo dia 12 à Agência Nacional de Energia Elétrica informações sobre todos os contratos registrados entre janeiro de 2020 e julho desse ano por sete comercializadoras que “teriam apresentado sinais” de dificuldades no cumprimento de obrigações contratuais. Os dados foram solicitados pelo diretor Efrain Cruz, em oficio enviado , na última terça-feira, 3 de agosto, ao presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.

Cruz, que é relator de processo na Aneel sobre o aprimoramento das garantias financeiras associadas à liquidação do Mercado de Curto Prazo, pediu que todos os dados disponíveis sobre os contratos sejam encaminhados pela Câmara até quinta-feira da semana que vem.

As empresas citadas pelo diretor são Argon Comercializadora de Energias Ltda, Brasil Comercializadora de Energias S.A., Compass Comercialização S.A., Delta Comercializadora de Energia Ltda, Electra Comercializadora de Energia Ltda. ,WX Energy Comercializadora de Energia Ltda. e Zeta Comercializadora de Energia S.A.

“Inadimplências dessa natureza, que se tornam mais prováveis no atual contexto de crise hídrica e de preços elevados no mercado spot, representam elevado risco à segurança e ao bom funcionamento do mercado de energia elétrica”, justificou o diretor, explicando que o tema está intimamente relacionado ao processo sob sua relatoria.

A CCEE confirmou o recebimento do oficio e informou que vai enviar as informações à agência. A solicitação da Aneel se estende ainda a outras empresas do segmento sobre as quais existam “indícios de possibilidade de inadimplência elevada, ou que, por qualquer motivo, a Câmara entenda que represente risco acentuado ao mercado.”