Visando ampliar a oferta e atuar na comercialização de gás natural em regiões onde não produz o insumo, como no Nordeste e Sudeste do país, a Eneva abriu uma chamada pública para atrair fornecedores a entregar o produto entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024, ao mesmo tempo em que procura consumidores para escoar a produção, tendo indústrias e distribuidoras como potenciais clientes.

Em teleconferência ao mercado nessa sexta-feira, 6 de agosto, o diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da companhia, Marcelo Cruz, disse que a ideia é buscar produtores que não tenham escala de forma isolada para viabilizarem a destinação do insumo, atuando como um viabilizador para o mercado.

“O objetivo é buscar opcionalidade para criação do portfólio de gás e a partir do mapeamento das oportunidades apresentadas vamos nos engajar para definir volumes e prazos”, explica Cruz, afirmando que a priori o prazo será a partir do ano que vem até projetos que demorem quatro anos para a entrega.

O executivo também comentou que a redução recente de oferta de gás da Petrobras para as distribuidoras do Nordeste acabará ajudando de certa forma nesse movimento da empresa de se colocar como um provedor de soluções ao mercado, afirmando que não imaginava que isso pudesse acontecer antes da chamada incremental.

Quanto ao leilão de reserva de capacidade previsto para dezembro, Cruz destaca que a companhia está atuando em algumas frentes com projetos de gás de terceiros, principalmente no Sudeste, além de iniciativas próprias nas regiões onde tem produção.

“A própria certificação de reservas anunciada está alinhada com a estratégia de participação no certame. É algo que estamos olhando com bastante atenção e expectativa”, pontua.

Renováveis – Já quanto a possibilidade de aquisições de ativos renováveis para diversificação de sua matriz, o CFO da Eneva, Marcelo Habibe, confirmou que projetos dessa natureza fazem parte da estratégia de longo prazo da empresa e que existem no momento algumas negociações bilaterais, sem comentar no tipo de fonte ou nome de players envolvidos.