A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, será a primeira indústria no Estado de São Paulo a ingressar no mercado livre de gás natural. A empresa assinou um pré-contrato com a Compass Gás & Energia, com previsão de fornecimento a partir de 2023, por meio do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP) que está sendo instalado pela Compass em São Paulo.

De acordo com a empresa, o pré-contrato representa um grande passo para a abertura do mercado de gás no Brasil, com mais segurança energética e competitividade. Para além da nova parceria, a comercializadora da Compass continua trabalhando para construir um portfólio de suprimento diversificado, com gás do pré-sal e da Bolívia. Se novas negociações avançarem antes da entrada em operação do terminal de GNL, o fornecimento à Rhodia pode ser antecipado.

A Rhodia informou que é uma grande consumidora de gás para fins industriais no Brasil. A empresa conta com unidades industriais modernas, que seriam muito mais capazes de competir em igualdade com seus pares internacionais, caso o acesso a matérias-primas e energia sejam garantidos a custos e processos mais adequados.