Durante o último final de semana de julho, Furnas organizou um mutirão para realização de manutenção na linha de transmissão de 345 kV Guarulhos – Nordeste, em São Paulo. Cerca de 45 técnicos dos Departamentos de Produção São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Minas Gerais e São Roque atuaram diretamente em diversos pontos da linha, realizando a instalação de novos cabos para-raios e reparos e substituições das cadeias de isoladores das torres.

De acordo com estatal, a Linha de transmissão Guarulhos – Nordeste, é uma das mais antigas do Sistema Furnas, estando em operação desde 1964, e tendo importante função operativa, visto que alimenta o sistema da grande São Paulo e interliga com outras empresas. A linha de transmissão sofre com a ação das linhas de pipas que danificam os cabos, sobretudo os para-raios. A LT cruza áreas intensamente povoadas.

No total, 80 colaboradores de Furnas atuaram nessa manutenção corretiva e preventiva, que permitiu a correção, ajustes das anormalidades existentes e a recomposição do cabo para-raios rompido por linha de pipa, garantindo a confiabilidade da operação da LT Guarulhos-Nordeste.