O Conselho de Administração da CGT Eletrosul autorizou o início do procedimento competitivo nº 01/2021 para alienação da participação societária da companhia de 78% na Sociedade de Propósito Específico – SPE Livramento Holding, responsável por cinco parques eólicos na região de Sant’Ana do Livramento (RS) mas com apenas um operacional, informa a Eletrobras em comunicado ao mercado na noite da última segunda-feira, 9 de agosto.
O processo prevê a venda da totalidade das ações da empresa, com a possibilidade de alienação conjunta (Tag Along) dos papéis detidos pelo acionista minoritário, o fundo de investimento Brasil Energia Renovável. Os interessados poderão se inscrever para apresentar propostas até o dia 29 de outubro para a operação que integra uma série de ações de desinvestimentos da estatal, conforme estabelecido no plano de negócios até 2025.
A Livramento Holding foi constituída em outubro de 2011 pela Eletrosul, Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social e pelo Rio Bravo Energia. Com R$ 300 milhões em investimentos, os cinco parques somam 39 aerogeradores, mas quatro plantas estão paradas devido à queda de oito das 27 torres em um temporal em 2014 e também pela falência da fabricante de equipamentos Impsa ainda em 2015.