Subestação e linhas de transmissão são entregues pela Neoenergia no MS

Com o início da operação comercial, a companhia finaliza a entrega de todos os projetos arrematados no leilão de abril de 2017

A Neoenergia acaba de iniciar a operação comercial de uma nova subestação e dois trechos de linhas de transmissão que somam 169 quilômetros de extensão, em Mato Grosso do Sul. O projeto, arrematado no lote 4 do leilão 005/2016, está sendo entregue com um ano de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Aneel.

A nova subestação, Dourados 2 (230/138 kV), possui uma área efetiva de construção de 22 mil metros quadrados, contando com dois transformadores com potência de 150 MVA. Um dos trechos de linhas de transmissão entregues é o que vai da subestação Rio Brilhante até Dourados 2, com tensão em 230 kV e 290 torres. A outra linha é a Dourados-Dourados 2 (230 kV), com 120 torres instaladas. As subestações Rio Brilhante e Dourados passaram por obras de ampliação para receber as novas linhas de transmissão, também já concluídas.

A companhia informou que o lote de Dourados possui RAP (Receita Anual Permitida) anualizada de R$ 73,4 milhões. Os quatro primeiros trechos já estavam em operação comercial. O primeiro, com 147 quilômetros de extensão entre as subestações Nova Porto Primavera e Rio Brilhante, foi energizado em julho de 2020. Ainda no ano passado, foram entregues os trechos Rio Brilhante-Campo Grande (149 km) e Nova Porto Primavera-Ivinhema (65 km). No segundo trimestre de 2021, foi inaugurado o trecho Campo Grande 2-Imbirissu (52 km). Com o início da operação comercial do último trecho do lote, a Neoenergia finaliza a entrega de todos os projetos arrematados no leilão de abril de 2017.