Alupar antecipa cronograma e entrega interligação entre Bahia e ES

Quase 975 km de novas linhas e 2.850 MVA em capacidade de transformação irão contribuir para estratégia de operação do SIN diante do cenário de crise hídrica

A Alupar colocou em operação a interligação em 500 kV ligando as subestações de Ibicoara (BA) a de Rio Novo do Sul (ES), num corredor formado pelas subsidiárias Empresa Diamantina de Transmissão de Energia (EDTE), Transmissora Paraíso de Energia S.A. (TPE) e Transmissora Caminho do Café S.A (TCC), com antecipações de 15 meses e 11 meses para as duas últimas empresas.

Ao todo os empreendimentos reúnem 975 km de linhas de transmissão, com 21.333 toneladas de cabos condutores e 1.808 torres, num peso total de 32.024 toneladas. Já as subestações possuem um montante 2.850 MVA em capacidade de transformação.

O processo de construção dos ativos foi realizado em boa parte durante a pandemia e mostra-se pertinente para a operação do SIN diante do cenário de crise hídrica e necessidade de escoamento maior das regiões Norte e Nordeste para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.