Com projeto-piloto Smart Meter, Enel SP instala 89 mil medidores inteligentes

Equipamentos instalados fazem parte da primeira fase do projeto, que irá instalar 150 mil medidores até março do próximo ano

Com a meta de instalar 300 mil medidores inteligentes através do projeto-piloto Smart Meter, a Enel SP já instalou 89 mil equipamentos nos bairros de Perus e Pirituba, Zona Oeste da capital paulista. A previsão é de instalar mais 150 mil medidores inteligentes na região até março do próximo ano. A iniciativa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel.

Os medidores inteligentes integram uma solução digital inteligente, desenvolvida com tecnologia Enel, que permitirá aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente, além de permitir à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço.

A distribuidora informou que a substituição do medidor não implica na cobrança de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla campanha de informações junto aos clientes beneficiados. Os novos medidores contam com tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota do consumo de energia, o que também irá viabilizar, no futuro próximo, que os consumidores acompanhem diariamente o seu consumo no celular e computador. A solução usa uma tecnologia desenvolvida especialmente para o Brasil e irá contribuir significativamente para a modernização tecnológica e digitalização da rede de distribuição de São Paulo.