A Enel SP intensificou as ações de combate às fraudes e furtos de energia no primeiro semestre deste ano. A distribuidora informou que realizou 120,1 mil inspeções em sua área de concessão, um crescimento de 5% na comparação com as 114,1 mil inspeções realizadas em igual período de 2020.

Segundo a companhia, de acordo com um levantamento interno, com as ações desenvolvidas foi possível identificar 38.936 irregularidades no primeiro semestre de 2021, um aumento de 26% em relação às 30.997 fraudes encontradas no mesmo período do ano passado. Com a ação, a Enel SP conseguiu recuperar 52,9 GWh de energia, o que representa um crescimento de 87% frente aos 28,3 GWh de volume de energia recuperado no primeiro semestre de 2020. A energia recuperada pela distribuidora seria suficiente para abastecer cerca de 29 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh.

A distribuidora destacou que entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus. A companhia ressaltou ainda que realiza constantemente ações de combate ao furto de energia de clientes das classes comerciais, residenciais e industriais em parceria com a Polícia Civil. No primeiro semestre deste ano, a empresa realizou 102 operações que resultaram em 55 pessoas detidas em flagrante, aumento de 113% e 67%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.