A ENC Energy Brasil finalizou a liquidação de sua primeira emissão de debêntures simples com selo verde, no valor de R$ 65 milhões, com os recursos sendo destinados para o reperfilamento de compromissos financeiros e investimentos destinados ao plano de expansão da companhia, que prevê alcançar 61 MW de capacidade instalada até 2026.
A operação, aprovada em 20 de julho, recebeu parecer ambiental da consultoria Sitaw Finanças do Bem, que analisou a adequação das práticas, políticas e processos corporativos da empresa aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança, em português).
As debêntures têm prazo de cinco anos para pagamento com um ano de carência e ao custo de CDI em 5% com pagamentos trimestrais. Como contrapartida à obtenção do selo ambiental, a ENC Energy terá de fazer relatórios periódicos das operações, para acompanhamento da neutralização de carbono. A emissão dos papéis foi coordenada pelo Banco Bocom BBM S.A.
A companhia é responsável por oito usinas de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo nos aterros em seis estados brasileiros. Ao todo foram investidos mais de R$ 50 milhões na construção e operação de tecnologias e soluções para a geração de 31 MW no mercado livre e no sistema de geração distribuída, com foco principalmente em pequenas e médias empresas.