Focada em ter uma matriz energética mais limpa, utilizando cada vez mais energia solar como fonte de abastecimento das operações, a Localiza encerrou o 1º trimestre de 2021 com mais de 730 mil kwh de crédito de energia limpa em suas filiais, representando um avanço de 88% em relação ao mesmo período no ano passado.
Segundo a companhia, em janeiro de 2020, a empresa contava com 57 agências/lojas abastecidas por energia solar proveniente das fazendas ou de placas instaladas nos tetos das unidades elegíveis. Em dezembro do mesmo ano, esse número saltou para 106. O excelente resultado é fruto do Projeto Solar da companhia, que conta com três fazendas solares no Brasil, além do avanço na geração por meio de placas fotovoltaicas nos telhados das filiais.
A Localiza informou que as fazendas ficam nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e, juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m² e têm cerca de 3.520 placas no total. A estimativa de geração total das fazendas é de mais de 1,8 milhões de kWh/ano. Este ano a Localiza continua avançando com o projeto de instalação de placas solares nas unidades próprias e já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias/geradoras.
No ano passado, a Localiza definiu um novo indicador para o projeto, o Índice de Cobertura, que mede o percentual de energia limpa do total de energia consumida pela empresa. Considerando o consumo da plataforma, exceto a matriz que está no mercado livre de energia com fonte limpa, a Companhia encerrou 2020 com 16,79% nesse índice, montante 2.23 pontos percentuais acima do indicador de 2019, que foi de 14,65%.