Weg entregará maior gerador feito ao setor sucroenergético

Usina Cerradão (MG) recebe em dezembro turbina a vapor BT de contrapressão de 60 MW e gerador ST de 66,7 MVA e quatro polos

A fabricante Weg anunciou que irá fornecer uma turbina a vapor de contrapressão e um gerador de quatro polos para a usina Cerradão, localizada desde 2008 na região de Frutal, no Triângulo Mineiro (MG). Segundo a companhia, é o maior gerador desse tipo já fabricado para o segmento sucroenergético mundial, com as entregas previstas para dezembro desse ano.

O contrato inclui uma turbina a vapor BT de contrapressão de 60 MW, um redutor SuperTurbo, um gerador ST de 66,7 MVA e quatro polos, 13.800 V, 1.800 rpm, 60 Hz e um sistema completo de proteção, controle e supervisão, com cubículos, painéis, sistema de baterias e carregadores que irão gerar um faturamento de aproximadamente R$ 15 milhões para a empresa.

O gerador BT possui capacidade de admitir mais de 330 t/h de vapor na condição de 65 bar/520 ºC, e irá alimentar o processo da usina com duas saídas de vapor, sendo uma tomada em média pressão e um escape em baixa pressão.

A usina Cerradão produz 84 MW/h a partir de uma potência instalada de 105 MW, possuindo energia suficiente para abastecer aproximadamente 230 mil de habitantes. Com esse investimento a unidade, que já possui dois turbogeradores, prevê um aumento significativo da produção e um retorno do capital investido de aproximadamente três anos.