Elektro inicia construção de SE em Arujá

O sistema automatizado dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para realização de manobras

A Elektro, distribuidora da Neoenergia, está construindo uma nova subestação no município de Arujá, na Grande São Paulo. O empreendimento, que na primeira fase da obra contempla a terraplanagem do terreno e a construção da linha de transmissão, beneficiará cerca de 10 mil habitantes e irá proporcionar a geração de 210 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras.

De acordo com a companhia, a subestação Arujá 2 (138KV) contará com dois transformadores de 33 MVA distribuídos em dez alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade para os clientes atendidos na região. O sistema automatizado dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para fazer manobras, que passam a ser realizadas pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) em Campinas.

A Neoenergia informou que este tipo de equipamento exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos e aumenta a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica. Sua operação trará um aumento na capacidade de energia em 66 MVA.