O chatbot, assistente virtual da Neoenergia, alcançou o marco de 10 milhões de atendimentos, volume acumulado no período de 16 meses, desde a implantação da tecnologia em março de 2020. Segundo dados da empresa, com mais de 70 serviços disponíveis para os 15,6 milhões de clientes da Neoenergia, há novidades como o serviço de solicitação de religação, que chega agora em setembro para as distribuidoras do Nordeste, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern (RN).

A companhia informou que o cliente poderá pedir o reestabelecimento do fornecimento através do assistente virtual, após o pagamento das faturas em atraso. A Neoenergia ressaltou que essa entrega faz parte de uma série de inovações realizada no assistente virtual, a exemplo do serviço de consulta e negociação de débitos. A tecnologia lançada em maio deste ano chegou ao marco de R$16 milhões em débitos negociados via chatbot.

Novas ações estão previstas como o serviço de autoleitura nas distribuidoras do Nordeste. Os clientes receberão orientações de como realizar a leitura do consumo em seu medidor, tendo a autonomia de fazer o registro e acompanhamento de forma assertiva e personalizada. O assistente virtual também chegou à Neoenergia Brasília (DF), concessionária incorporada pela companhia em março de 2021. Pelo Whatsapp, os clientes podem acessar os serviços mais acessados, como pedido 2ª via, aviso de falta de energia e solicitação de religação.