A Climatempo preparou um novo boletim analisando os litorais do Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O informativo, que já está disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia, aborda a passagem de um cavado atmosférico em médios níveis que provocou chuva desde o litoral do Sul do Brasil até a costa do sudeste, na última segunda-feira, 30 de agosto, juntamente com a circulação marítima úmida adentrando ao continente.

Segundo os dados do boletim, no Norte do país, como é de costume para essa época do ano, pancadas de chuva acontecem e devem permanecer ativas durante todo o período de previsão. Como a chuva fica mais concentrada no litoral nordestino, os ventos na região, de forma geral, ficam propícios para boa geração eólica, principalmente no litoral norte, onde não há previsão de chuva significativa.

Para áreas próximas ao Ceará, os ventos seguem fortes e estáveis, devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e, consequentemente, ocorre diminuição da chuva na região. Já no Rio Grande do Norte o padrão de ventos segue relativamente estável na próxima semana, com expectativa de que os ventos diminuam sua intensidade, visto condições para chuvas bem pontuais. Na área do Rio Grande do Sul, grandes perturbações nos campos de vento são esperados para os próximos dias. Neste momento os ventos estão com uma condição favorável devido a atuação de um sistema de alta pressão que transporta ventos do mar para o continente.

Para saber mais detalhes desse ou outros boletins, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca, além de acompanhar as novidades, toda quarta-feira, ao vivo, no CanalEnergia Live.