Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As empresas ligadas ao setor do alumínio no Brasil ainda avaliam como podem aderir ao programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD) com o deslocamento ou redução da demanda de energia nos horários de pico para assegurar a manutenção da segurança energética no país.

A indústria do alumínio, por meio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), desde o início apoiou a iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) e ressaltou que a iniciativa deveria ser acompanhada de uma regulação setorial que leve em conta os incentivos econômicos que garantam equilíbrio e competitividade.

Segundo Janaina Donas, presidente da entidade, a Abal segue em diálogo com as autoridades a fim de colaborar no aprimoramento das regras e no detalhamento das propostas do RVD, de forma a garantir a sua efetiva implementação. Entretanto, ainda é recente para uma decisão conjunta do setor, de modo que as companhias ainda avaliam internamente como poderão contribuir na atual conjuntura.

“Neste momento, as empresas associadas à Abal avaliam a adesão ao RDV de forma individual, levando em conta as características de sua operação, seu consumo e capacidade de autogeração de energia.”

O mais recente exemplo de uma decisão individual foi da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que aderiu ao programa de Redução Voluntária de Demanda. Segundo a empresa, a participação não impactará a produção de alumínio, já que a empresa realizará apenas um deslocamento da demanda do SIN durante as horas do dia.

Apesar do perfil de consumo eletrointensivo do setor, a maior parte da indústria ligada ao alumínio contribui na estruturação do sistema, por meio da viabilização de investimentos em autogeração.