Petrobras inicia processo para acesso excepcional a terminal de GNL do Pecém

Acesso foi determinado pela Creg devido à crise hídrica. Na Bahia, processo está em fase final

A Petrobras informou em comunicado ao mercado nesta sexta-feira, 17 de setembro, que publicou a convocação para o acesso excepcional ao Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito de Pecém, no Ceará.

O processo cumpre determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética de que a Petrobras possibilite o acesso imediato e simplificado ao TR-PECEM ao agente que comprovar expertise e der início à operação em menor prazo, sendo tal requisito verificado através da comprovação de disponibilidade de navio regaseificador para atracação ao terminal. O modelo contratual ora proposto foi concebido em caráter excepcional, no contexto da situação de crise hídrica no país, para atendimento da determinação da Creg. As informações estão disponíveis neste link.

Ainda de acordo com a estatal, o processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia e instalações associadas encontra-se na etapa final, aguardando o término do prazo de recursos, com a Excelerate sido declarada a vencedora da licitação.