Climatempo analisa as condições eólicas no Nordeste para a próxima quinzena

Para saber mais detalhes do boletim, acesse a Biblioteca do Portal CanalEnergia

A passagem de uma frente fria provocou chuva significativa no Sul do Brasil e avança em direção ao Sudeste, porém com menor intensidade. Essas são informações do novo boletim da Climatempo, já disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia. Para este boletim, foram escolhidos três pontos: o litoral do Ceará, o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.

O informativo destaca que para os próximos dias deve chover fraca a moderada intensidade mais restritamente no litoral do Sudeste brasileiro. No Norte do país, como comum para a época do ano, algumas pancadas de chuva acontecem e devem permanecer ativas durante todo o período de previsão, principalmente próximo ao estado de Rondônia. Nas áreas próximas ao Ceará, os ventos seguem fortes e estáveis, já comum para esta época do ano, quando a geração eólica atinge seu pico normalmente.

Já no Rio Grande do Norte, o padrão de ventos segue relativamente estável na próxima semana, com uma pequena queda entre os dias 21 e 22 de setembro. Para a área do Rio Grande do Sul, até o dia 16 de setembro, os ventos são bem fracos, o que não contribuem para uma eficiente geração eólica, justamente pela presença de um sistema de alta pressão. A partir do dia 17 até 19 de setembro, os ventos se intensificam significativamente, pois a borda do sistema de alta pressão atuará sobre a região, transportando fortes ventos do mar para o continente.

Para saber mais detalhes desse ou outros boletins, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca, além de acompanhar as novidades, toda quarta-feira, ao vivo, no CanalEnergia Live.