RVD soma 442 MW de ofertas para setembro

Volume foi aumentado por conta de prorrogação de prazo para envio de ofertas de agentes interessados no programa

O grupo técnico do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico aprovou um adicional de 205 MW de redução de demanda para utilização pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda no mês de setembro. Esse volume decorre da extensão do prazo para envio de ofertas, nesse período foram adicionados 205 MW aos 237 MW aprovados anteriormente, em 10 de setembro.

O segmento da indústria que apresentou maior adesão ao programa foi o de metalurgia. Na sequência, vêm os ramos de minerais não-metálicos, químicos, extração de minerais não-metálicos, alimentícios, madeira, papel e celulose, serviços e veículos.

O ONS vem recebendo as ofertas dos agentes desde 1º de setembro. Segundo o diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, a expectativa é de que com o tempo esses volumes aumentem com o passar do tempo.

“É assim mesmo que acontece, precisamos rodar o processo e isso gera o aprendizado, mais confiança e mais agentes participam até que seja produto padrão para compor os recursos do Operador para atendimento da demanda”, comentou o executivo em workshop realizado pela CCEE sobre o programa de RVD, nesta quarta-feira, 22 de setembro.