fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Copel e Lactec firmaram uma parceria para projetos de P&D para estudos e aplicação de tecnologias de smart city em sistemas smart grid. O objetivo é avaliar a aplicação de tecnologias de cidades inteligentes, aproveitando a infraestrutura de comunicação de sistemas de smart grids. O projeto de pesquisa e desenvolvimento atende demanda da subsidiária de distribuição da Copel e é realizado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O piloto do projeto está em fase de implantação em Ipiranga (PR), área de concessão da Copel, a primeira cidade do país a ter todas as unidades consumidoras atendidas com medidores inteligentes. O P&D tem investimento previsto de R$ 4,5 milhões e o aporte na implantação da rede inteligente em Ipiranga foi de R$ 7,9 milhões. Segundo o Lactec, inicialmente será testada a inserção de três tecnologias: automação da iluminação pública, medição inteligente de consumo de água e automação do monitoramento climático.
Por enquanto, os ensaios preliminares estão sendo realizados na sede do Lactec, em Curitiba, e a instalação dos equipamentos deve acontecer em outubro. Depois de instalados, ficarão em testes por seis meses para avaliar o desempenho da rede de comunicação. Os ensaios em campo permitirão avaliar, também, como a utilização de outros serviços impacta o desempenho da rede de comunicação, projetada originalmente para smart grid.
“Haverá uma rede de comunicação com capilaridade ainda não existente em áreas rurais e que poderá ser compartilhada com outras soluções. O projeto de P&D em parceria com o Lactec vem atender a essa nova demanda, modelando técnica e economicamente a melhor forma para que todos possam usufruir, de maneira produtiva, desses investimentos”, disse o gerente do projeto pela Copel Distribuição, Tiago Augusto Silva Santana.
O projeto fomenta o compartilhamento de infraestrutura, o que vai ao encontro das recomendações da agência reguladora, que propôs alternativas para que as distribuidoras de energia comecem a compartilhar seus ativos de comunicação com outros interessados. Segundo o coordenador do projeto de P&D pelo Lactec, Lourival Lippmann Júnior, uma das vertentes relevantes da pesquisa é a avaliação do desempenho da rede em múltiplas aplicações simultâneas para cidades inteligentes que, no caso de Ipiranga, segue as mesmas diretrizes propostas para o protocolo Wi-SUN (padrão de conectividade sem fio).