Estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica sobre cabos condutores está trazendo resultados promissores. Os cabos condutores são componentes fundamentais das linhas de transmissão, impactando diretamente no desempenho e no custo da transmissão. Um dos tipos mais usados no Brasil e no mundo são os cabos condutores de alumínio com alma de aço. O estudo busca elucidar a interação entre os fenômenos eletromagnéticos e térmicos dos componentes. Sob condições de altos carregamentos, os cabos chegam bem perto de seus limites térmicos de segurança, o que pode afetar suas propriedades mecânicas e, consequentemente o tempo de vida útil.

De acordo com o pesquisador do Cepel Farith Mustafa Absi Salas, a partir da pesquisa experimental, será possível obter modelos computacionais mais precisos sobre o cálculo de ‘ampacidade’ dos cabos com alma de aço no contexto de tecnologias de carregamento em tempo real das linhas, adicionando maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, respeitando os limites estipulados. O pesquisador explica que, a equipe está trabalhando para obtenção desses modelos em condições atmosféricas mais complexas. Como resultado final, esperam desenvolver uma solução do Cepel que calcule a distribuição de temperatura dos cabos em tempo real para auxiliar no carregamento dinâmico das linhas de transmissão.

Realizado pelo Cepel no âmbito do projeto de Recapacitação de Linhas de Transmissão, o trabalho contou com várias fases e resultou em diversas publicações de alto impacto no meio científico nacional e internacional. Além disso, foi base para a tese de doutorado defendida, em janeiro de 2021, pelo ex-bolsista Ruyguara Meyberg, no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ. Intitulado “Study on steel-cored conductors for ampacity calculation: experiments and modeling”, o estudo, co-orientado pelo pesquisador do Centro Luis Adriano de M. Cabral Domingues, apresenta, descreve e modela fenômenos até então desconhecidos nos condutores reforçados a aço, a partir de ensaios inéditos realizados nos laboratórios de Propriedades Elétricas e Magnéticas e de Alta Corrente do Cepel.

Mais recentemente, uma síntese da pesquisa experimental foi apresentada pelo pesquisador Carlos Kleber da Costa Arruda dentro do tema preferencial “Melhorando o desempenho de linhas aéreas” no Encontro do Grupo de Trabalho do Comitê de Estudos B2, realizado durante a edição virtual comemorativa do Centenário do Cigre Internacional. De acordo com o Cepel, o trabalho “Research on electromagnetic and thermal behaviors of conductors”, de autoria de Farith e Ruyguara”, foi bem recebido pelos membros do comitê, repercutindo positivamente no meio científico internacional.