fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico homologou 963 MW de oferta adicional de energia apresentada por geradores termelétricos e valores superiores a 600 MW simultâneos de redução de demanda por grandes consumidores para o mês de outubro. Entre as ofertas aceitas estão as da Termonorte I e II e a da UTE Uruguaiana.
Na reunião mensal desta terça-feira, 5 de outubro, também foram definidas diretrizes para um melhor aproveitamento da geração que não é despachada de forma centralizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, alinhando essa carga, quando possível, às necessidades de atendimento ao Sistema Interligado Nacional.
O CMSE determinou ainda a apresentação de estudos para operação da hidrelétrica Belo Monte no período úmido de 2022, considerando ganhos de geração e benefícios para o sistema. As flexibilizações operativas dos reservatórios das usinas Jupiá e Porto Primavera também serão mantidas entre dezembro de 2021 e outubro de 2022.
Em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia no final da noite de ontem, o CMSE informou que novas projeções do ONS indicam o atendimento da carga nos cenários avaliados, com possibilidade de uso marginal da reserva operativa para atendimento de potência em alguns momentos do mês de outubro e em menor escala em novembro e dezembro, no cenário conservador. De acordo com a nota “o Operador já estruturou o procedimento a ser adotado para o permanente monitoramento das condições de reserva operativa e atendimento a demanda máxima do SIN.”
Cenário hidrológico
Previsões mais recentes indicam, segundo o ONS, que a transição para o período úmido deve ocorrer dentro dos padrões usuais, com possível ocorrência de chuvas no curto prazo. Em setembro, começaram as primeiras chuvas, mas as precipitações foram abaixo da média histórica em em todas as bacias de interesse do Sistema Interligado, à exceção das bacias dos rios Uruguai e Iguaçu, na região Sul.
Os armazenamentos ficaram em 16,7% no Sudeste/Centro-Oeste, 28,6% no Sul, 40,5% no Nordeste e 61% no Norte. Outubro deve fechar em 12,8% (SE/CO), 49,8% (S), 28,9% (NE) e 44,6% (N) da energia armazenada máxima. Para o SIN como um todo, a previsão é de 19,9% da EARmáx.