Programa da Neoenergia orienta sobre eficiência energética

Conscientização e mudanças de hábitos estão entre as principais recomendações de aplicativo da empresa

As distribuidoras da Neoenergia, por meio dos seus programas de Eficiência Energética, regulados pela Aneel, estão incentivando os consumidores a ter o compromisso com a eficiência energética. Isso pode ser possível desde a construção de uma casa, que privilegie a iluminação e a ventilação naturais, como alguns ajustes de hábitos diários, que podem ter impacto na fatura de energia.

A companhia ressaltou que existe uma série de iniciativas de eficiência energética e de conforto ambiental que podem ser adotadas no projeto de uma residência. O desempenho térmico das construções está relacionado à orientação, o sombreamento, a ventilação e, principalmente, à escolha dos materiais construtivos, por isso é importante atentar a essas questões. Além de verificar a posição do sol, é importante ficar atento ao regime dos ventos e das chuvas. Elementos naturais, como árvores, devem ser usados como barreiras naturais à excessiva incidência solar nas construções.

Outra recomendação da Neoenergia é levar em conta as possibilidades de ventilação natural, utilizar a ventilação cruzada é essencial para o conforto térmico do ambiente. Assim, pode-se diminuir o uso do ar-condicionado. É importante também se atentar ao fato de que os vãos de ventilação, como janelas, devem proporcionar sombreamento para proteger o ambiente interior da radiação direta, mas sem impedir a passagem da ventilação.  O aplicativo Publicações Neoenergia traz mais detalhes e informações sobre o tema.