fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Ter a posse de ativos de geração diversificados na carteira é uma necessidade dos comercializadores para atender melhor o consumidor. De acordo com Walfrido Ávila, CEO da Tradener, como o Brasil tem dimensões continentais, o olhar deve estar na integração da comercialização ao sistema, atendendo em todas as fontes e submercados. “Se eu não investir para ter solar, eólica ou hidráulica , não vou conseguir atender de forma econômica nenhum cliente. “A comercialização é uma ciência que requer muito conhecimento e responsabilidade”, afirma o executivo.
A Tradener, que tem PCHs e eólicas, está construindo três pequenas centrais próximas a Brasília e deve terminar 2022 com mais de 200 MW em operação. Ávila pretende apresentar na 18a edição do Enase um plano para a construção de 1 mil dessas usinas em uma década, cem por ano. A construção criaria um milhão de empregos por ano e a energia não seria inserida no sistema, mas na ponta das redes, atendendo setores da economia como o agronegócio que ainda não são alcançados.
Ávila é pioneiro no mercado livre, sendo o primeiro a negociar contratos fora do mercado cativo. Sobre a abertura total do mercado, prevista para 2024, ele não esconde que a quer o quanto antes e que está preparado para o momento. Lembra que espera esse momento desde 2002, prazo inicialmente anunciado, mas não cumprido. O CEO da comercializadora lembra que a abertura traria mais investidores que querem investir no setor e que será benéfica. “Para o mercado vai ser muito bom e nós estamos preparados para isso”, avisa.
Sobre a crise hídrica, Ávila lembrou que estamos em meio a uma transição climática, em que períodos de secas duradouras vem acontecendo. Um bom tempo chuvoso traria uma leve queda nos preços da energia para 2022. Segundo ele, a operação do sistema vem sendo feita fora dos parâmetros projetados, com os reservatórios deplecionados e fatores externos atrapalhando a execução do modelo. Mesmo uma vazão média em 2022 não deixaria os reservatórios em bons níveis para aliviar o sistema.
Em sua avaliação a transição energética está trazendo muitas oportunidades para investimentos diferentes. Os consumidores livres podem comprar uma energia que melhor se ajusta às suas diretrizes, cabendo às comercializadoras ajustar os melhores produtos.
“Os investidores com os comercializadores estão fazendo uma ginástica para atender todo mundo de forma fiquem satisfeitos”, comenta. Além disso, diz que a abertura total também traz uma otimização melhor dos investimentos em geração de energia.