A Choice Technologies, empresa especializada em redução de perdas na área de energia elétrica, água e gás, acaba de firmar um contrato com a EPM, grupo de energia da Colômbia, para atender a nova a filial da companhia, Afinia. O investimento previsto no acordo será de 2,2 milhões de dólares. A empresa realiza seu controle de consumo utilizando a Choice Revenue Intelligence, software de inteligência artificial que suporta as atividades de recuperação de perdas em todos os segmentos de mercado. A previsão de início das operações na nova filial é para outubro de 2021.
A EPM distribui eletricidade, água e gás para, aproximadamente, 7,5 milhões de clientes. No início deste ano o grupo adquiriu Afinia, que corresponde à metade da antiga Electrocaribe. A nova filial é responsável por mais de 1,5 milhão de clientes, sendo a maior perda de todas as subsidiárias. Como a Electricaribe não possuía uma solução de inteligência capaz de aumentar a eficiência na recuperação de energia, a primeira decisão do grupo EPM ao adquirir Afinia, foi a implementação do Choice Revenue Intelligence, tendo em vista os resultados obtidos no grupo, que ao longo de três anos obteve retorno de 53 milhões de dólares com as demais subsidiárias colombianas.