Climatempo analisa as condições eólicas no Nordeste para a próxima quinzena

Para saber mais detalhes do boletim, acesse a Biblioteca do Portal CanalEnergia

Uma frente fria atuou nos últimos dias com chuva contínua e queda na temperatura em boa parte da Região Sudeste, principalmente no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com foco em três pontos escolhidos, o litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul, o novo boletim da Climatempo, já disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia, aborda que atualmente, um sistema de alta pressão atmosférica transporta ar úmido para dentro do continente em boa parte do litoral brasileiro.

De acordo com o informativo, em parte do Centro-Oeste e Norte, mais especificamente no Mato Grosso e Amazonas, pancadas de chuva já se tornam mais frequentes. No Nordeste, o tempo segue seco e não há previsão de chuva significativa para os próximos dias, mas de maneira mais localizada na costa leste. Nos próximos dias, um cavado atmosférico em altos e médios níveis instabilizará a atmosfera na Região Sul e avançará sobre o Sudeste, com uma frente fria associada no Atlântico, provocando chuva e perturbando o campo de vento no centro-sul.

No Ceará os ventos permanecem fortes e estáveis até a sexta-feira, 22 de outubro, da semana que vem. No Rio Grande do Norte o padrão de ventos segue bem similar ao encontrado no Ceará, ou seja, ventos fortes e regulares até o dia 22 de outubro. E no Rio Grande do Sul a previsão é de que haja uma forte amplitude do vento nas próximas semanas. Para os próximos dias, até esta sexta-feira, 15 de outubro, haverá uma queda acentuada da velocidade do vento, pois um cavado atmosférico em médios e altos níveis passará pela região.

Para saber mais detalhes desse ou outros boletins, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca, além de acompanhar as novidades, toda quarta-feira, ao vivo, no CanalEnergia Live.