Neoenergia Brasília inaugura novo Centro de Operações

Central monitora a rede elétrica em tempo real, permitindo a empresa se antecipar às ocorrências e minimizar impactos para a população

A Neoenergia Brasília inaugurou um novo Centro de Operações Integradas (COI), que em sua infraestrutura conta com equipamentos e tecnologia de ponta. A central vai monitorar em tempo real o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de interrupções de energia para a população.

O Centro de Operações está funcionando nas novas instalações da empresa, no ParkShopping Corporate, e tem capacidade três vezes maior que a anterior e funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana. Possui ainda 24 posições de monitoramento do sistema elétrico e dois telões principais que apresentam em tempo real a radiografia da rede de energia. Cada uma das estações de trabalho conta com seis monitores acompanhando diferentes indicadores e variáveis.

Segundo a concessionária, entre as inovações de infraestrutura está a exibição em vídeo wall de um sistema de previsão meteorológica que ajuda as equipes a mapearem os pontos críticos de chuva, antecipando a tomada de decisão e permitindo uma atuação mais ágil nas situações emergenciais. O sistema possibilita monitorar, inclusive, a quantidade de equipes necessárias para atender cada uma das situações identificadas, ampliando a capacidade de gestão da empresa. Outra novidade é a implantação de um sistema que associa registros de reclamações individuais para identificar remotamente a extensão de um problema, facilitando as decisões e diminuindo o tempo de resposta.