Voith compra parte da Siemens Energy na Voith Hydro

Aquisição permitirá a Voith pioneirismo na transição energética. Transação deveá ser concluída até o fim do primeiro trimestre de 2022

A Voith chegou a um acordo para a aquisição dos 35% restantes de participação da Siemens Energy na antiga Voith Siemens Hydro Power Generation GmbH & Co. KG. Com a mudança, a Voith dá mais um passo em sua estratégia de fortalecer suas principais áreas de negócios na direção de tecnologias sustentáveis. A estratégia permitirá que a empresa aproveite o crescente papel da hidreletricidade na matriz de energias renováveis globais, além de ocupar um papel de pioneira na transição energética mundial. Ambas as empresas concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação, que deverá ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2022, após a devida aprovação dos órgãos antitruste e o cumprimento de outras exigências legais.

Segundo Toralf Haag, presidente e CEO do Grupo Voith, há alguns anos a empresa está voltando sua estratégia para buscar áreas de negócios promissoras ligadas às megatendências da digitalização e descarbonização, expandindo as principais áreas de negócios nessa direção.

Como líder no fornecimento de usinas hidrelétricas completas em todo o mundo, a Voith Hydro está assumindo um papel fundamental para o uso da água como recurso renovável para a geração de energia. Além disso, a empresa está preparando o caminho para a transição energética mundial por meio de sua tecnologia de usinas hidrelétricas reversíveis. Uma grande parte da hidreletricidade mundial já é gerada com turbinas e geradores projetados e fabricados pela Voith Hydro. Uwe Wehnhardt, presidente e CEO da Voith Hydro, conta que a hidrogeração é um dos principais pilares do Grupo Voith há mais de 140 anos.

No ano 2000, a Voith e a Siemens fundaram a joint venture Voith Siemens Hydro Power Generation GmbH & Co. KG para aliar o conhecimento em turbinas da Voith à tecnologia de geradores da Siemens, o que lhes permitiria fornecer unidades geradoras completas para o setor hidrelétrico. Com a enorme experiência que a Voith Hydro adquiriu como fornecedora completa de soluções de geração “da água à rede”, a estrutura da joint venture se tornou obsoleta para suas operações de negócios. A mudança societária não será acompanhada de alterações na direção ou nas equipes de colaboradores da Divisão Voith Hydro.