Cepel lança ferramenta para cálculo de custo do hidrogênio verde

A ferramenta possui interface amigável e interativa, fornecendo o resultado do LCOH imediatamente na tela do celular ou no computador

O Cepel lançou uma ferramenta para aplicação na área de tecnologias do hidrogênio. Trata-se de uma calculadora que fornece o “custo nivelado de hidrogênio” (Levelized Cost Of Hydrogen – LCOH) de uma planta de produção por eletrólise utilizando energia renovável “hidrogênio verde”. A ferramenta possui interface amigável e interativa, fornecendo o resultado do LCOH imediatamente na tela do celular ou no computador, e pode ser acessada via web, gratuitamente.

O Centro de Pesquisas destacou que a iniciativa faz parte dos esforços de se manter na vanguarda da pesquisa e inovação associadas às tecnologias do hidrogênio e temas correlatos. E acreditam ainda que a ferramenta será útil para os associados e parceiros do Cepel que têm procurado a instituição para o desenvolvimento de projetos de P&D+I relacionados à produção de hidrogênio verde. O LCOH é um parâmetro muito empregado internacionalmente para realizar análises de viabilidade econômica preliminares de plantas de hidrogênio verde, pois permite a comparação do custo de produção deste último com o custo do hidrogênio produzido a partir de outros recursos energéticos, como o gás natural.

A calculadora recebe como entrada os dados que compõem o custo de investimento (CAPEX), as despesas operacionais (OPEX) e o fator de utilização do eletrolisador. Além disso, a calculadora permite ao usuário variar os parâmetros de entrada e visualizar instantaneamente o impacto no LCOH, verificando, assim, quais têm maior influência no custo de produção do hidrogênio. A calculadora está disponibilizada no site do Cepel, e, posteriormente, deverá integrar uma cadeia mais ampla de programas relacionados a estudos de viabilidade econômica de empreendimentos que empreguem tecnologias relacionadas à transição energética, como o próprio hidrogênio, em uma ação transversal envolvendo diversas áreas do Centro.