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A EDP teve um lucro líquido de R$ 510 milhões no terceiro trimestre do ano, um avanço de 70,3% em relação ao mesmo período de 2020. Já o Ebitda (lucro antes de taxas, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 1,1 bilhão, uma alta de 60,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2021, o lucro líquido atingiu R$ 1,3 bilhão, um aumento de 67,2% considerando o mesmo período do ano passado.
Os segmentos de distribuição e transmissão foram os principais destaques. Em função da recuperação da atividade econômica e expansão do número de clientes, no terceiro trimestre o volume de energia distribuída apresentou aumento de 4,2% em relação ao mesmo intervalo de 2020. Paralelamente, o processo de reajuste tarifário da EDP Espírito Santo resultou no aumento de 9,75% na tarifa média para o consumidor e numa alta de 46% da Parcela B.
Na EDP São Paulo, o reajuste tarifário aprovado promoveu uma elevação de 12,4% na tarifa média para o consumidor e um aumento de 32,6% na Parcela B. Dado que este evento ocorreu após o fechamento do terceiro trimestre, este último reajuste não impacta os resultados deste trimestre.
“Os reajustes tarifários de Espírito Santo e São Paulo foram corretos dos pontos de vista dos contratos e para o investidor estrangeiro o cumprimento dos contratos é fundamental”, disse João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil, em entrevista sobre os resultados financeiros do terceiro trimestre.
Na transmissão, os empreendimentos em operação apresentaram no trimestre RAP Líquida de R$ 45,8 milhões e Ebitda regulatório de R$ 39,8 milhões. No acumulado do ano, esses indicadores chegam a R$ 89,9 milhões e a R$ 74,7 milhões, respectivamente. Além disso, em outubro, a EDP colocou em prática uma bem-sucedida estratégia de rotação de ativos.
Recentemente, a companhia arrematou em leilão a estatal Celg-T por R$ 1,9 bilhão. Cinco dias mais tarde, anunciou a venda de três empreendimentos de transmissão: os lotes 24, 7 e 11, localizados no Estado do Espírito Santo e Maranhão, respectivamente.
“Na transmissão, tivemos a capacidade de terminar os lotes e ganhar o leilão da Celg-T e poucos dias depois conseguimos vender 3 Lotes de transmissão em que conseguimos demonstrar que a estratégia de rotação de ativos é bom para os negócios”, acrescenta Cruz.