A Qair Brasil concluiu na última quinta-feira, 28 de outubro, a montagem da última torre do projeto Serra do Mato, em Trairi (CE). O empreendimento conta com 29 turbinas, totalizando 121,8 MW de potência instalada e teve as obras concluídas antes do previsto. Serra do Mato é um complexo híbrido. A parte solar, de 101 MW, deve ser concluída em 2022.

O Complexo Eólico Serra do Mato trata-se de uma expansão do Complexo Eólico Serrote (205 MW), na mesma cidade. Juntas, as usinas somam 78 torres concluídas. Todas as máquinas foram construídas em parceria com a fabricante Vestas, que contemplará ainda outros 160 MW em projetos, a serem instalados no Complexo Eólico Afonso Bezerra, nos municípios de Macau e Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte.

De acordo com Luiz Santos, Diretor de Desenvolvimento e Construção da Qair Brasil, a conclusão de mais uma fase do Complexo Serrote/Serra do Mato é um marco muito importante para a empresa, por adicionar 121,8MW à matriz energética brasileira quando o país necessita de energia nova e verde, contribuindo para uma economia de baixo carbono.

A empresa também vai construir no Ceará um complexo solar com as usinas Bom Jardim I e III, localizadas no município de Icó e que entrar em operação até 1º de janeiro de 2026. Os dois projetos foram viabilizados em leilão. Cada usina tem potência de 48,1 MW e o complexo deve contar com dez usinas, totalizando 440 MW. Bom Jardim I e III são os primeiros parques da empresa no Brasil negociados em mercado regulado. A intenção da Qair Brasil para o complexo é ter um mix de contratos entre mercado regulado e livre.