O superintendente adjunto de fiscalização dos serviços de geração da Aneel decidiu dar provimento à solicitação da Klabin e liberar a unidade geradora UG1, de 134,8 MW de potência da UTE Puma II, localizada no município de Ortigueira (PR), para início da operação em teste.

Também no Paraná, a C.Vale – Cooperativa Agroindustrial obteve a autorização do regulador para testar uma unidade de 260 kW na cidade de Palotina, envolvendo a termelétrica C.Vale UPL Biogás.

Em Santa Catarina a empresa Rio Sargento Energia está apta a iniciar a operação em testes de duas turbinas da pequena central hidrelétrica Âmbar, somando 5 MW de capacidade instalada nos municípios de Flor do Sertão e Romelândia.

Já no Rio Grande do Norte a Casa dos Ventos recebeu a liberação para testar três aerogeradores das centrais Ventos de Santa Martina 01 e 14, totalizando 12,6 MW nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo.

Outros empreendimentos eólicos aprovados para testes foi uma turbina de 4,2 MW da usina Serra do Mato IV, de posse da Qair Brasil em Trairi (CE), além de outra de 4,2 MW da EOL Vila Espírito Santo II (Antiga Potiguar B22), localizada em Serra do Mel (RN) e controlada pela Echoenergia Participações.