Rio de Janeiro recebe primeiros ônibus elétricos

Veículos serão operados pela Enel X e Prefeitura em passeios turísticos gratuitos pelas principais atrações culturais na Zona Norte da cidade

O Rio de Janeiro terá ainda neste mês os primeiros ônibus elétricos em circulação. O projeto entre a Enel X e a prefeitura da capital fluminense no programa Verão Verde vai oferecer passeios turísticos gratuitos entre as principais atrações culturais do bairro de Madureira, na Zona Norte da cidade. A iniciativa também marca o início da operação desses veículos pela empresa no Brasil.

A viagem inaugural aconteceu na última sexta-feira, 5 de novembro, num tour cultural que percorre 10 km em aproximadamente 60 minutos, visitando locais como o Mercadão de Madureira e as escolas de samba Portela e Império Serrano. O início e o fim do trajeto são na Arena Carioca Fernando Torres, em uma das entradas do Parque Madureira. As viagens irão acontecer a partir do dia 13 deste mês, sempre aos sábados e domingos, pela manhã e à tarde.

A empresa foi escolhida após convocação pública realizada pela prefeitura e será responsável pela operação, manutenção e custo de recarga da frota que integra o programa. Ao todo serão quatro veículos em operação, entre elétricos equipados com carregadores de aparelhos de celular e um à gás. A instalação da infraestrutura de recarga, além da seleção e treinamento dos condutores também será de responsabilidade da Enel X.

Detentor da segunda maior frota de ônibus do mundo, o Brasil é um mercado promissor, que possui cerca de 4.800 veículos eletrificados licenciados. O segmento apresenta crescimento médio de 34% ao ano. No primeiro trimestre de 2020, este aumento foi três vezes maior do que no mesmo período de 2019, chegando a 221% de acréscimo.