Raízen lança chamada pública para startups de energia

Iniciativa tem como objetivo somar expertises para geração de valor na companhia. Inscrições vão até 14 de novembro

O hub de inovação da Raízen – Pulse está com inscrições abertas para selecionar startups e empresas de base tecnológica que tenham soluções voltadas ao setor elétrico. A iniciativa tem como objetivo promover parcerias, gerar oportunidade de negócio e realizar projetos-piloto para contratação. As inscrições podem ser feitas no site da chamada até dia 14 de novembro.

Por meio da resolução de problemas, desenvolvimento de produtos, inserção em novos mercados, criação de valor, diversidade e sustentabilidade, as soluções devem abranger benefícios para a descentralização, descarbonização e digitalização do setor, com a empresa esperando vantagens operacionais significativas construídas e dimensionadas por meio da integração com a inovação aberta.

Entre as alternativas estão listadas: estimular energia limpa e acessível; construir e promover infraestruturas resilientes, industrialização inclusiva e fomento à inovação; desenvolver cidades e assentamentos humanos seguros, resilientes e ambientalmente responsáveis; e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Os benefícios da chamada incluem a identificação de sinergias e construção de relacionamento com a Raízen, feedback de colaboradores da empresa e do ecossistema de inovação, escala para que as startups aprimorem seus negócios, acesso facilitado a rede de contatos e espaço co-working para as parcerias concretizadas.

O projeto conta ainda com apoio institucional da Endeavor Brasil, Abstartups e SP Ventures, com suporte dos times de tecnologia do Brasil e Argentina, configurando-se como primeira ação internacional do hub.

Toda a dinâmica da seleção será realizada de forma remota, em etapas que preveem avaliação e seleção das energytechs, pitch day, definição de oportunidades e das finalistas, onboarding, elaboração de escopo e pilotos com as propostas que atenderem aos critérios de seleção e tiverem conexão com os negócios da Raízen, ou contratação direta com as propostas que tiverem sinergia com as oportunidades da empresa.