Petrobras troca diretor de Relacionamento e Sustentabilidade

Roberto Ardenghy deixa o cargo em dezembro para Rafael Chaves Santos, atual gerente executivo de Estratégia

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a dispensa de Roberto Furian Ardenghy, o primeiro do cargo de diretor executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, a valer a partir do dia 15 de dezembro, informa comunicado ao mercado enviado nessa sexta-feira, 12 de novembro. Para a posição foi eleito o gerente executivo de Estratégia, Rafael Chaves Santos.

Roberto Ardenghy foi o primeiro diretor de da área e criou a gerência executiva de Mudança Climática, reforçando a crescente importância da transição energética no debate dentro da companhia. “Destacamos sua contribuição na ambição em atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (NetZero) das operações sob controle da Petrobras (escopo 1 e 2)”, diz a nota.

Já o novo diretor é engenheiro, com pós-graduações tanto em Finanças quanto em Economia. Ingressou na petroleira em janeiro de 2019 e liderou a construção dos termos de compromisso de abertura nos mercados de refino e gás natural, que promoveram maior adequação regulatória, além de presidir os conselhos de administração de empresas do grupo (TBG e Transpetro).

Anteriormente Rafael Chaves Santos desempenhou diversas funções, tendo sido servidor de carreira do Banco Central do Brasil, executivo na Vale e professor de economia da FGV.