EDP anuncia quatro startups vencedoras de edital

Desafio TransformAção selecionou soluções da Acordo Certo, Octágora.com, Prronto e Sentimonitor

A EDP em parceria com a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta da empresa, anunciaram as quatro startups que participarão da primeira edição do Desafio EDP TransformAção, iniciativa de inovação aberta da empresa que buscou tecnologias que pudessem trazer valor para o setor de energia elétrica.

Com o objetivo de melhorar não somente a oferta de soluções, mas também a experiência do cliente, além de agregar valor à toda a cadeia elétrica por meio de iniciativas inovadoras e com potencial para auxiliar o consumidor final, as startups selecionadas para compor o Desafio foram Acordo Certo, Octágora.com, Prronto e Sentimonitor.

Ao todo mais de 200 startups demonstraram interesse em participar da primeira fase e todas inscritas passam a ser parte do portfólio de empresas que podem trazer potenciais soluções para a EDP. Durante o período de quatro meses os empreendedores selecionados terão a oportunidade de desenvolver, a curto prazo, um projeto piloto com a sua tecnologia já testada no mercado, para que assim seja validada a compatibilidade do projeto às necessidades da companhia.

Para isso os temas buscados foram Inovação para Processos Internos; Arrecadação e Inadimplência; Digitalização para Atendimento; Apoio às Equipes de Campo; e Apoio à Infraestrutura.

Startups selecionadas:

Acordo Certo: A Acordo Certo possui uma solução para consumidores que buscam quitar dívidas e positivar o nome. Para isso focam em tecnologia e uma abordagem amigável e empática. Possuem cerca de 20 mil consumidores já cadastrados na plataforma e realizam uma média de 480 mil acordos por mês.

A startup adota uma abordagem de data analytics, na qual cruzam dados de inadimplentes das empresas parceiras, com a sua base própria, identificando aqueles com melhores scores e propensão a aceitarem acordos. Além disso, conseguem identificar potenciais pagadores, com base em dados de acesso e uso da plataforma.

Octágora.com: A Octágora desenvolveu uma plataforma de assistência visual e colaboração remota por vídeo, que permite acessar a câmera do celular, sem precisar instalar aplicativo, para ver e guiar instruções na tela do dispositivo móvel em tempo real, combinando recursos visuais interativos e reconhecimento de imagem por Inteligência Artificial. A ideia é tornar o atendimento e serviços remotos cada vez mais inteligentes e resolutivos, transformando a experiência do cliente.

Prronto: A Prronto promove o uso correto, eficiente e seguro da energia elétrica em residências de comunidades carentes, estimulando a criação de hábitos e práticas racionais, por meio da capacitação técnica da mulher, chefe de família, em elétrica predial de baixa tensão.

Essa mulher será também disseminadora dessa cultura na região onde vive. O projeto prevê ainda a regularização da entrada de energia dessa moradia, refazendo sua infraestrutura interna, substituindo cabeamentos e lâmpadas, além, da orientação quanto a utilização de equipamentos.

Sentimonitor: A Sentimonitor entrega Panoramas Interativos para insights a partir de social listening, por meio da coleta e análise automatizada via IA de conversas em mais de 1 milhão de sites, blogs, fóruns e redes sociais públicas.

Sua tecnologia de inteligência artificial possibilita a análise de sentimentos, traça perfil psicológico da pessoa e categoriza também o atendimento e foi desenvolvida para empoderar equipes de marketing, inovação, insights e customer experience a tomarem as melhores decisões. Além disso, sua solução é omnichannel, com a possibilidade de integração com as ferramentas de e-mail, Fale Conosco, Tickets de Atendimento, Pesquisas NPS, Pesquisas Google Forms, CRM, entre outras.