Executivos da Light comemoraram os resultados positivos relacionados às perdas de energia e aos indicadores de qualidade da distribuidora do grupo, no terceiro trimestre desse ano. Os indicadores DECi e FECi tiveram no período os melhores resultados dos últimos 20 anos, ficando abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
As perdas totais no trimestre foram reduzidas em 198 GWh, 0,17 ponto porcentual, em relação ao segundo trimestre, e o índice de queda atingiu nos 12 meses finalizados em setembro 26,67%. Já a arrecadação total no mesmo período chegou a 96,2%, com crescimento de 1,3 p.p. de julho a setembro desse ano.
A explicação para a melhoria dos indicadores seria a execução do plano de investimentos, com modernização de redes e subestações, centralização da operação e ações de manutenção.
O diretor presidente da Light, Nonato Castro, disse em teleconferência na sexta-feira passada, 12 de novembro, que a distribuidora avançou no combate ao furto de energia e no aumento da arrecadação, ampliando significativamente o número de regularizações em hotéis, motéis, residências de luxo e também em algumas comunidades, onde a empresa tem procurado maior aproximação com os moradores. Foram no período 219.245 casos envolvendo ligações irregulares para o furto de energia.
Esse é um processo de educação demorado e repetitivo, em que a empresa tem que atuar para combater as reincidências, até que optar pelo “gato” se torne caro para o consumidor, lembrou o executivo. O trabalho também envolveu a substituição de 8,7 mil equipamentos de medição obsoletos e uma nova forma de arrecadação dos clientes com a situação normalizada, levando em conta o perfil e as condições de cada um.
Para Castro, um plano de diminuição de perdas tem que estar atrelado ao aumento da arrecadação. Entre ações voltadas para essa finalidade estão o crescimento no número de cortes, negociação de débitos, implantação de URA cognitiva para cobrança e pagamento via cartão de débito e crédito em até 24 meses e uso do PIX.
O diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Gisomar Marinho, atribuiu a queda de 6,2% no consumo residencial à redução das temperaturas. O mercado total de energia da distribuidora teve redução de 5,2% no 3º trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. O consumo dos clientes cativos caiu 7,7%, enquanto o dos clientes livres cresceu 10,8%.
Segundo Marinho, mais de 11 mil clientes já aderiram à modalidade de pagamento por cartão. A empresa tem um programa de recompensas via cash back para incentivar a adimplência. Em relação aos indicadores de qualidade do fornecimento, o executivo lembrou que a Light é uma das duas melhores distribuidoras com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com a Aneel.