Participação eólica da Eletrobras

Empresa conta atualmente com 706 MW de capacidade instalada, em um total de 43 empreendimentos da fonte

A Eletrobras conta atualmente com 706 MW de capacidade instalada de energia eólica, em um total de 43 empreendimentos desta natureza. Deste total, 53% são através de participação em Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e 47% são corporativos. Uma das diretrizes de novos negócios do Planejamento Estratégico 2020-2035 da empresa é “Consolidar a liderança em G&T, com foco em energia limpa”.

Destaca-se a participação eólica da Chesf, em parques eólicos instalados no Nordeste. A empresa responde por 42% da quantidade de empreendimentos eólicos da Eletrobras. Além disso, a empresa investe monitoramento de parâmetros climatológicos e estrutura própria para elaboração de projetos.

No campo da inovação, um projeto que merece destaque é o Túnel de Vento de Furnas, implementado em Aparecida de Goiânia (GO), com objetivo de estabelecer modelos para as estruturas que suportam os aerogeradores. O laboratório pode servir também para a avaliação de modelos de torres de transmissão de energia, compreendendo a análise do comportamento das estruturas em campo, a modelagem computacional e as simulações no túnel de vento.

Patrocínio ao Brasil Wind Power 2021

A Eletrobras foi uma das patrocinadoras do Brasil Wind Power 2021, evento digital que acontecerá dos dias 10 a 12 de novembro. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de alguns dos principais executivos de empresas que atuam no segmento de energia eólica.

O evento pretende ser uma plataforma de conexão entre a cadeia produtiva e os grandes consumidores, oferecendo demonstrações das principais tecnologias que estão inovando o segmento, além de funcionar como oportunidade de networking entre os principais profissionais do setor.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)