Furnas acaba de anunciar o resultado do Edital Social edição 2021, que destina R$ 1 milhão a projetos que contribuem para a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno dos empreendimentos da empresa. As cinco iniciativas contempladas receberão até R$ 200 mil cada.
Os projetos selecionados são: Programa de Germinação de Impacto (PGI), que atende moradores de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ); Projeto Pesquisador Curumim, destinado à comunidades no entorno da Subestação São José, em Belford Roxo (RJ); Cidadania Criativa, dedicado à jovens do Morro das Pedras, em Belo Horizonte (MG); Ação Pedagógica de apoio à Educação, que beneficiará moradores do Grajaú e Complexo do Lins e Vasconcelos, no Rio de Janeiro (RJ), além Maker Space IoT, para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da Grande São Paulo. Outras cinco propostas foram escolhidas como suplente e podem eventualmente serem contempladas posteriormente.
O edital recebeu 155 inscrições e, desse total, cinco projetos foram selecionados como titulares. Marcos Machado, gerente do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de Furnas, conta que foram selecionados projetos que atendem áreas muito vulneráveis e que, com o apoio da estatal, poderão contar com a ampliação de investimentos para melhorar a qualidade de vida da sua população.
Todas as atividades das propostas selecionadas seguem um ou mais dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). O detalhamento dos vencedores e projetos suplentes estão disponíveis em www.furnas.com.br.